SPAM: é uma mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa. Na sua forma mais popular, um spam consiste numa mensagem de correio eletrônico com fins publicitários. O termo spam, no entanto, pode ser aplicado a mensagens enviadas por outros meios e noutras situações até modestas. Geralmente os spams têm caráter apelativo e na grande maioria das vezes são incômodos e inconvenientes.
(fonte: wikipédia.com)
Pois bem, quem nunca recebeu uma destas malditas mensagens? Correntes que vão lhe matar se voce não repassar para 50 amigos ou lhe trazer o seu grande amor em 20 dias se seguir as regras; menininha com tumor no cérebro que recebe da AOL um centavo a cada mail re-enviado; “invasão da Amzônia”, “seu Orkut desaparecerá”, “celurar causa impotencia”; e diversas outras mensagens sem sentido, mas que muitas vezes acreditamos (ou temos medo de duvidar) e repassamos, só pra garantir!
Essa semana, recebi o seguinte mail de uma pessoa de confiança, que provavelmente se preocupou com o conteudo e só quis ajudar:
Precisamos impedir um desastre. Imaginem um lugar onde se pode ler, gratuitamente, as obras de Machado de Assis, ou A Divina Comédia, ou ter acesso às melhores historinhas infantis de todos os tempos. Um lugar que lhe mostrasse as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci. Onde você pudesse escutar músicas em MP3 de alta qualidade. Pois esse lugar existe! O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso, basta acessar o site: www.dominiopublico.gov.br. Só de literatura portuguesa são 732 obras! Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta desgraça, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura. Divulgue para o máximo de pessoas! Estação História Cultura e Patrimônio Rua Padre Adelino, 1095 - casa 02 - Belenzinho 03303-000 São Paulo-SP fone:(11) 6605-4882 fax:(11) 6606-5559 estacaohistoria@uol.com.br
Então, também preocupado, conversava a respeito com um amigo que me disse também ter recebido essa mensagem a um certo tempo atrás. Este, ao invés de repassá-la, entrou no dito site e enviou um mail para saber detalhes sobre o possivel desaparecimento do site e lhe responderam que aquilo não passava de um boato e que o site não corria risco algum de sair do ar.
Bah, quase que repassei a parada e era mentira! Se bem, pensei eu, que mal não fazia repassar, afinal de contas poderia com aquilo apresentar o site a uma cambada de gente que não o conhecia, funciona tipo o tal marketing viral. Mas mesmo assim, estaria perpetuando mais uma maldita mensagem mentirosa! Então, pra chegar a um acordo comigo mesmo, resolvi pazer esta postagem falando do assunto e já aproveitando para divulgar o site que realmente é uma ferramenta maravilhosa e totalmente gratuita disponibilizada pelo governo, afinal só reclamar dele e não aproveitar o que oferece de bom não adianta! Então entrem lá: http://www.dominiopublico.gov.br/ e bom proveito!
Pois bem, muitas vezes repassamos, ou deletamos direto pela simples preguiça de averiguar a fonte de tais noticias. Fica a dica, inclusive para mim, de quando receber uma dessas mensagens e ela parecer ter alguma significancia, procurar se informar o mais próximo possivel da sua fonte. E isso serve para um monte de coisas, inclusive para o que lemos no dia-a-dia, jornais, sites, revistas, trabalhos academicos... Isso pode parecer um pouco mais trabalhoso, mas acho que vale a pena!
Lucas Rosa
Um comentário:
pra averiguar a veracidade das correntes recebidas pela internet, sugiro o site: http://www.quatrocantos.com/lendas/
Postar um comentário