quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Perfil Ambiental da Cadeia Empresarial Gaúcha A consciência sobre a importância do Setor Ambiental é maior nas Empresas mais estruturadas, geralmente de grande e médio porte. Este perfil de empresas tem, geralmente, um setor especializado com funcionários com dedicação exclusiva. Um grupo pequeno e seleto de empresas dá destaque à área ambiental nas suas operações, publicando relatórios externos de desempenho. Entre as Empresas de micro e pequeno porte o setor ambiental é, geralmente, pouco desenvolvido. Poucas empresas possuem colaboradores responsáveis pelo setor com dedicação exclusiva. Sobre o responsável pelo setor nessas empresas destaca-se a presença do Técnico de Segurança do Trabalho. Há uma tendência forte de valorização dos setores ambientais nas empresas de micro e pequeno porte, gerando grandes oportunidades para instituições que tenham por objetivo melhorar as condições ambientais destas empresas. A aplicação de procedimentos e normas ambientais se mostram aquém do esperado, principalmente em relação ao Licenciamento Ambiental, visto a baixa quantidade de Empresas licenciadas pela FEPAM. O reflexo disso são os últimos desastres ambientais que ocorreram no nosso estado, como o recente acidente no rio dos Sinos que matou toneladas de peixes, este fato demonstra que muitas empresas operam sem estarem licenciadas, podendo assim estar causando prejuízos ao Meio Ambiente. Observa-se também que as empresas da Cadeia Automotiva Estadual já possuem um sistema de gestão voltado para a qualidade, mas ainda apenas há um grupo restrito de empresas que possuem sistemas integrados de gestão que contemplam ações de responsabilidade social e saúde e segurança ocupacional. Saliento aqui neste comentário, a necessidade de capacitação e investimentos no setor de Meio Ambiente das empresas gaúchas. A maioria das empresas relatam ter interesse em participar de cursos sobre Técnicas de Produção mais limpa e Gerenciamento de resíduos, podendo estes servir de temas para palestras e cursos a serem propostos pelas universidades ou por entidades parceiras. Visto o cenário atual, há um grande espaço para capacitação e crescimento das empresas quanto seus Sistemas de gestão ambiental, principalmente nas empresas de pequeno e médio porte. PARA PENSAR: "Jamais haverá ano novo se continuar a copiar os erros dos anos velhos". (Luiz de Camões) O Gol continua sendo o mais vendido O Volkswagen Gol despontou na primeira metade de fevereiro como o modelo mais vendido do País, com 8.407 unidades, mantendo assim as estatísticas de veículo mais vendido. Entre os automóveis a segunda colocação ficou com o Fiat Palio, com 7.992 unidades vendidas. Na seqüência ficaram o Volkswagen Fox/CrossFox (5.740) e o Fiat Uno (4.923). Entre os comerciais leves a liderança na primeira parte do mês foi do Fiat Strada, com 2.593 unidades, seguido do Ford EcoSport, com 1.713 unidades, e do Chevrolet S-10, com 979 unidades comercializadas. Os dados são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). (AutoZ) Indicadores econômicos - 27/2/2007 - Compra: R$ 2,118 Venda: R$ 2,120 - Dólar paralelo SP Compa: R$ 2,200 Venda: R$ 2,300 - Euro Compra: R$ 2,792 Venda: R$ 2,794 - IGPM (FGV) DEZ: 0,32% JAN: 0,50% AC/ANO: 0,50% - Bolsa SP Índice: 43.145 Variação: -6,63% Valor: R$ 5,455 bi. Vinícius Muller

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Seco. Belo Post. Agora, me responde uma pergunta (pode ser em outra postagem), NÃO HÁ FISCALIZAÇÃO SUFICIENTE PARA PEQUENAS EMPRESAS???Se sim, descaso total do Estado...